top of page
DICIONÁRIO ENTRE-TEMPOS
Instalação nos vidros da Biblioteca do SESC Jundiaí
Arte sonora: Maurício Bortoloto
2022
Dani Shirozono e Marcela Monteiro
Acervo rotativo

vivemos um tempo entre-tempos e não sabemos ao certo quanto tempo isso ainda vai durar. com o avanço da vacinação, começamos a retomar algumas atividades, mas a ansiedade e o medo ainda se fazem presentes em cada interação. saímos da familiaridade total – às vezes dormente – com as pessoas e espaços, passamos por um longo período de isolamento e ressignificação, e agora chegamos a um local desconhecido, onde as palavras de antes já não bastam para decodificar o presente.
o que significa "casa", numa realidade onde "casa" e "trabalho" já não constituem uma oposição? ou o que define "coragem", num contexto em que encontrar ânimo para sair da cama representa um desafio às vezes intransponível? não à toa muitas pessoas relatam que têm sentido dificuldade de conversar: as palavras de outrora, como elas eram antes, talvez precisem ser preenchidas por novas experiências e significados.
é impossível compreender a história enquanto ela se desdobra e, se há algo que aprendemos no último ano e meio, é que dificilmente vamos chegar a um lugar com definições claras e completamente previsíveis. mas há campos semânticos inteiros sendo gestados a nossa frente, um novo conjunto de significados que pode ser observado, compartilhado e absorvido em toda a sua potência – e em toda a sua promessa também.
"dicionário entre-tempos" é um projeto que nasce desse contexto e tem como principal objetivo levar o público a refletir sobre os novos vocabulários que estamos construindo coletivamente, num mundo em profunda transição.
fev/2022
Acesse os áudios do projeto aqui.
bottom of page